


As varizes são veias dilatadas e tortuosas, logo abaixo da pele. É uma condição vascular comum que afeta quase 50% da população mundial, presente em várias partes do corpo, especialmente nas pernas. Essas veias doentes são, frequentemente, associadas a questões estéticas, mas é importante compreender que elas podem indicar um problema que compromete a saúde vascular.
As varizes aparecem em decorrência de um enfraquecimento da parede venosa e do mau funcionamento das válvulas que ajudam o fluxo sanguíneo a retornar ao coração. Como resultado, o sangue pode se “acumular” nas veias, levando ao seu alargamento e à formação das varizes (veias doentes). Essa condição genética, pode ser agravada por fatores externos como: envelhecimento, gravidez, obesidade, sedentarismo, tabagismo, uso de hormônios e ficar em pé ou sentado por longos períodos.
A insuficiência venosa crônica (de longo tempo), por exemplo, é uma condição em que as veias têm dificuldade em bombear o sangue de volta ao coração de forma eficiente, podendo atingir a sua forma mais avançada que é a úlcera varicosa (úlcera = ferida, varicosa = varizes). Além disso, as varizes podem causar sintomas incômodos, como dor, inchaço, sensação de peso nas pernas e cãibras.
Buscar tratamento precoce para varizes é uma medida fundamental para preservar a saúde vascular. Com os avanços na medicina vascular, hoje, existem várias opções de tratamento eficazes e pouco agressivos, propiciando ao paciente o retorno precoce as suas atividades normais.
Não é mais usual se tratar por sessões, cada indivíduo é único, e deve ter seu próprio plano terapêutico, que pode contemplar várias técnicas, desde a escleroterapia (laser, glicose, espuma) até a termo ablação (laser ou radiofrequência).
Entretanto, é fundamental buscar orientação de um cirurgião vascular ou angiologista para avaliar o que é mais eficiente para cada paciente, levando em consideração objetivo, expectativa é disponibilidade.
Além disso, adotar um estilo de vida saudável, incluindo a prática de exercícios físicos regulares, a manutenção de um peso adequado, a elevação das pernas ao descansar e a utilização de meias de compressão, podem ajudar a prevenir o agravamento das varizes.
Lembre-se, tratamento de varizes deve sempre ser realizado por um especialista.
Te desejo saúde!!!


Unidade
JARDIM AMÉRICA
Av. Brasil 399
Jardim América
São Paulo | SP | Brasil
01430-000
11 94717-1766
11 4243-8730

